28 de agosto de 2017

5 dicas para aproveitar a Bienal do Livro, do Rio

bienal do livro rio, bienal do livro 2017, como se preparar para bienal

A Bienal do Livro, do Rio de Janeiro, está batendo a nossa porta. Falta dois dias para começar. E se você vai, tenho certeza que não está aguentando de ansiedade. Eu que não vou estou. Aquele mundo de livros, cheiros, autores queridos, apresentação de novas histórias e a chance de encontrar pessoas com a mesma paixão que a sua, que entendem essa sua loucura por livros. 

E assim como todo grande evento a gente não pode ir simplesmente e se jogar, é bom se planejar. Então pega um papel e caneta (ou seu celular) e anota as dicas que separei para você aproveitar bem a Bienal e não passar perrengue. 

Faça uma lista de desejados 

Bem sabemos que Bienal é sinônimo de gastança aos aficionados por livros, e para que o dinheiro renda, seja gasto com sabedoria e você leve para casa seus desejados, faça uma lista e anote o valor de casa um ao lado e compare quando encontrar o título na feira: o valor está melhor do que no site/livraria? Estando, se joga. Mais caro? Deixa ele lá e compre em outro momento. 

Fiz isso na minha última Bienal e comprei muitos livros que queria e sobrou um extra para eu comprar um título de um autor que queria conhecer e de autores nacionais e outros em promoção que me interessaram. Foi a melhor coisa que fiz. Os mais caros deixei para trás e comprei em outra ocasião. 

Leve um lanche 

Sério, faça sua marmita Bienal. Já viu as filas para comprar comida nesse evento? Filas imensas, de 2 horas fáceis e em valores com dobro/triplo do dia-a-dia. Você ganha tempo e economiza para mais livros. E não esqueça de levar água. Muita água. Deixe para lá refrigerante, vai por mim. 

Necessaire help 

Leve papel higiênico, remédio para dor, papel, caneta, carregador, contatos importantes no papel, porque a gente nunca sabe o que nos espera. Então esteja prevenido. 

Faça um programação 

Passe no site da Bienal do Livro e veja onde estarão os estandes que deseja visitar, as palestras que quer assistir, os autógrafos que quer pegar e não perca tempo procurando os locais. O local da feira é imenso e um dia é pouco para se andar tudo. 

Seja humano 

Infelizmente, a Bienal do Livro, do Rio, não foi legal na questão de senhas para as sessões de autógrafos. Irá distribuir a senha no dia e não pela internet como na última edição. Sabe-se que essas distribuições de senhas são complicadas, porque algumas pessoas não respeitam seus iguais: aqueles que estão na fila para também pegar um autografo do autor que admira. Aí furam fila, empurram, batem, xingam e acontece tristezas como foi em 2014, em São Paulo, especificamente na sessão da Cassandra Clare. 

Vamos lembrar de respeitar as pessoas que estão na fila, de respeitar quem chegou primeiro e ser mais humano e correto. Infelizmente, nem todos poderão ter seus livros autografados. Se quiser demais de um autor, já sabe, programe-se e chegue cedo. Curta e aproveite a Bienal da melhor forma, não causando mal a ninguém. 

Fiz essa lista de dicas com base em experiência própria e espero que aproveitem a Bienal demais e não deixe de me contar as maravilhas da feira deste ano. Estou ansiosa. Aproveitem muito! Divirtam-se, a Bienal é para isso. xD 

A Bienal do livro Rio, começa dia 31 de agosto e vai até 10 de setembro, no Riocentro, com ingressos a partir de R$ 12,00. Confira mais informações no site.

E já está participando do sorteio do livro TREZE, da FML Pepper? Só ir neste post aqui. 

Reactions:

10 comentários:

  1. Não pude me programar pra ir esse ano por conta da faculdade e moro um pouco longe (Pernambuco), mas ano que vem vou de certeza e com certeza vou levar umas dicas dessas comigo <3

    Beijoss,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que consiga ir na do ano que vem. Conto em ir também. xD

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Amei as dicas, infelizmente nunca tive oportunidade de ir na Bienal do Rio ou São Paulo, sempre que posso vou na de Minas aqui em BH, mas infelizmente é muito pequena, não vem muitos autores e quase nenhum estande de editora, só de lojas. Gostei muito das dicas, principalmente a de levar água e comidinhas, na última eu tive que pagar caro em uma água só pra tomar um remédio :(

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que no próximo ano consiga participar, são otimas demais e você viu quão incrível está a deste ano. Tô babando nas fotos. xD

      Excluir
  3. Não poderei ir este ano, mas estou acompanhando tudo pelas redes.. =D
    Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Infelizmente não vou ir na bienal neste ano, mas adorei suas dicas, com certeza serão válidas para quem vai!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Ótimas dicas para os que vão nessa Biela, belo post...bjs

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir